A tua casa desenhada por ti é a expressão da percepção emocional que tu tens dela. Se a casa é o espaço da tua intimidade, o desenho da casa é a sua impressão digital. Através do desenho, podes iniciar um processo profundo, gratificante e transformador de descoberta de ti e da tua história.
Porquê utilizar o desenho?
Quando desenhas a tua casa, o que estás a representar não é a planta rigorosa com todas as divisões e objectos nos lugares certos, mas o modo como tu a vês e a sentes, ou seja, o que a casa é para ti e o modo como a vivencias. Quer seja de uma forma consciente ou não, o teu desenho vai revelar muito mais do que apenas a estrutura da tua casa. Pessoas que vivem na mesma casa, vão desenhar casas diferentes. Muitas vezes, tão diferentes que nem parece tratar-se da mesma casa. E isso acontece porque cada pessoa está a expressar no seu desenho as suas próprias emoções, crenças, padrões e história de vida. Cada casa representa algo singular e único para cada pessoa e em cada momento seu.
O desenho por si só é uma janela para o teu subconsciente. Todos os traços, formas e rabiscos que possam surgir são a manifestação daquilo que tu és na tua relação mais íntima de todas, a relação única e singular que estabeleces contigo através da tua casa. E esta é uma relação que se expressa tanto com a tua casa atual como com a casa da tua infância, todas as outras casas onde viveste ou ainda a casa dos teus sonhos. Por isso é que o desenho é um dos pontos de partida para descodificar o que a tua casa tem a dizer sobre ti, seja ela que casa for. A partir do desenho, é possível compreenderes qual a simbologia de cada uma das tuas casas, identificares que aspetos da tua vida merecem a tua maior atenção e dedicação, e transformares o que precisas para seres mais feliz.